Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

IV ECOB/RJ, realizado em Campos


Foto:


O IV ECOB/RJ, realizado entre os dias 17 e 19 de maio de 2016, em Campos dos Goytacazes, reuniu mais de 500 participantes. Já no primeiro dia, a diretoria do CBH-BPSI ofereceu um almoço para cerca de 50 convidados, entre membros de Comitês e outros atores da gestão de recursos hídricos do estado. Destacam-se as presenças de representantes dos CBHs Médio Paraíba do Sul, Piabanha, Rio dois Rios, Guandu, Baía de Guanabara, Macaé-Ostras e Lagos São João, além de representantes das delegatárias Consórcio Lagos São João e AGEVAP. Marcaram o encontro ainda, os representantes do INEA e de sua Superintendência em Campos dos Goytacazes, além das Prefeituras de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Capitania dos Portos de São João da Barra, Câmaras Municipais de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, CEDAE e a própria diretoria do CBH-BPSI. O almoço foi antecedido por um passeio de barco oferecido por cortesia do restaurante anfitrião, passeio que levou os participantes a conhecer a Foz do Rio Paraíba do Sul e suas particularidades.

À noite, durante a solenidade de abertura do evento, realizada no Teatro Municipal Trianon, contou com as presenças do Diretor-Presidente da AGEVAP, André Marques, do Diretor-Presidente do CBH-BPSI, João Gomes Siqueira, da Diretora de Gestão das Águas e do Território, Eliane Barbosa, do Secretário de Meio Ambiente de Campos, Zacarias Albuquerque, do Prefeito de Cordeiro, Leandro José Monteiro da Silva, do Presidente do Fórum Fluminense de Comitês, Affonso Albuquerque, do Secretário de Planejamento de Carapebus, Jorge Augusto Junior, e da Gerente da Gestão Participativa das Águas do INEA, Lívia Soalheiro, na composição da mesa diretora do evento.

O CBH-BPSI montou ainda um espaço de convivência, em parceria com a ONG Ecoanzol, Pousada Cravo e Canela, Loja de Móveis Marco Polo e Museu de Campos, onde foi montada uma pequena exposição de fotos e matérias sobre o Rio Paraíba do Sul, espaço para interação, disponibilização de material informativo (banners, folders e boletins). Foi também reeditada a nota técnica sobre a crise hídrica de 2014/2015, impressa pelo IFF, para distribuição aos participantes.

No dia seguinte, o evento foi caracterizado pelas palestras e mesas redondas realizadas ainda no Trianon e no último dia, pela manhã, foram realizados os Fóruns setoriais, na UNIFLU. À tarde foi realizada a Plenária do Fórum Fluminense de Comitês de Bacia do Rio de Janeiro, em reunião Extraordinária que tratou e aprovou o novo regimento. Em seguida, ocorreu Reunião Ordinária que aprovou moções para serem levadas ao Fórum Nacional, a cidade sede do V ECOB e definição do novo Coordenador do Fórum Fluminense. O Diretor-Presidente do CBH-BPSI, João Gomes, foi o escolhido como novo Coordenador do Fórum e Rubens Isidro, da Baia de Guanabara, como subcoordenador. A próxima edição do ECOB/RJ será em Paraty.

Outras Notícias

Mais Notícias »