Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Diretor da ANA ministrará palestra nos 10 anos do CBH BPSI


Foto:


A programação especial inclui palestra com Diretor da ANA e resultado do Concurso de Fotografia

A primeira reunião ordinária do Comitê de Bacia do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH- BPSI) será realizada em clima de festa. Este mês, o Comitê completa 10 anos de sua criação. O evento está marcado para a próxima quarta-feira, dia 20, no Anfiteatro IV do Centro de Convenções da UENF em Campos dos Goytacazes – RJ e contará com uma programação especial.

A abertura do evento comemorativo será às 15h e logo o público poderá conferir uma palestra com um convidado especial: o Diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA), Ney Maranhão. Maranhão é formado em Geologia, com especialização em Mecânica de Rochas, em Portugal. Também possui doutorado em Engenharia Civil, na área de Recursos Hídricos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Após a palestra, todos os presentes poderão conhecer mais sobre a história do Comitê de Bacia do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana por meio da apresentação de uma linha do tempo. Haverá também uma homenagem aos Diretores de gestões passadas.

"É uma satisfação poder participar deste momento. Este foi o último Comitê de Bacias criado no Estado do Rio, o que dificultou conquistar nossa visibilidade frente a este estado e aos demais estados no entorno. Para mim, cada avanço deve-se às gestões que tivemos. Construímos uma equipe fantástica na diretoria deste Comitê ao longo desses anos", ressalta o Diretor-Presidente do Comitê, João Gomes de Siqueira. Ele destaca ainda que "a composição atual do Comitê tem o privilégio de contar com membros provenientes de quatros universidades da região norte fluminense. Dois deles na Diretoria do Comitê e outros na Câmara Técnica atuando diretamente nas mais importantes decisões".

A programação do evento contará ainda com o anúncio dos vencedores do Concurso de Fotografia lançado em fevereiro deste ano com o tema "As belezas dos rios e lagoas da região do Baixo Paraíba do Sul e do Itabapoana". As dez melhores fotos classificadas ficarão expostas durante todo o evento e o primeiro lugar será definido na ocasião através de votação a ser feita pelos membros e convidados. O vencedor terá sua foto transformada em um painel que ficará exposto permanentemente na sede do Comitê e também será utilizada para compor seu material de divulgação.

Em seguida haverá uma apresentação cultural com a participação de cinco poetas de diferentes municípios integrantes da área de atuação do Comitê e que irão declamar poesias sobre a região hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Um dos poetas, o Major Oswaldo Almeida, lançará seu livro que conta a história da origem da cidade de Campos dos Goytacazes. Para encerrar, será servido um coquetel especial no mesmo local.

Outras Notícias

Mais Notícias »