Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Defesa Civil apresentará danos causados pelas chuvas em reunião do Comitê


Foto:


04-03-2020

A região norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro tem sofrido há dias com a devastação causada pelas fortes chuvas, principalmente na última semana. Com o grande volume de chuva, os rios tem ficado cheios, transbordando, inundando ruas e destruindo casas. Diante desta situação, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil Estadual Norte/Noroeste apresentará à população um relatório dos danos causados pelas chuvas até o momento durante a reunião plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI). A apresentação será na próxima segunda-feira, dia 9, a partir das 13h30, no Auditório I (térreo) do Prédio 4 da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes/RJ.

A Defesa Civil tem realizado em toda a região o monitoramento das chuvas e consequentes elevação dos rios na região para emitir alertas e atuar em apoio às coordenadorias municipais. Já o Comitê tem atuado incessantemente no monitoramento dos rios, através de sua Sala de Monitoramento.

O diretor-presidente do CBH-BPSI, João Gomes de Siqueira, ressaltou que "a parceria entre o Comitê e a Defesa Civil poderá colaborar com as medidas de prevenção aos desastres causados pela chuva". Para o diretor-presidente, "é importante para o Comitê ampliar suas parcerias a fim de expandir e intensificar a gestão das águas na região norte e noroeste do estado".

Além da apresentação a ser feita pela Defesa Civil, a reunião do Comitê tratará ainda sobre o vandalismo nas comportas, que tem dificultado cada vez mais o trabalho desempenhado pela Defesa Civil e pelo Comitê. Será falado ainda sobre a o Plano de Bacia do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, que é um importante instrumento de gestão dos recursos hídricos, e sobre o Atlas que está sendo elaborado pelo Comitê e será lançado nos próximos meses.

Outras Notícias

Mais Notícias »