Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Projetos e ações do Comitê BPSI adequam suas atividades para o período da quarentena


Foto:


27/03/2020

As atividades do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI) foram adaptadas para terem continuidade mesmo com as medidas de restrição por conta da pandemia do Coronavírus. É o caso, por exemplo da Sala de Monitoramento, um de seus principais projetos.

A Sala de Monitoramento é o espaço em que os estagiários Antônio Ivo e Leandro Freitas, supervisionados pelo especialista em recursos Hídricos Ednaldo Oliveira, realizam estudos, produzem mapas e, diariamente, o monitoramento das regiões norte e noroeste fluminense. O relatório das cotas dos rios e lagoas da região, publicado nas redes sociais do Comitê, é de responsabilidade do estagiário Leandro Freitas, graduando em Engenharia Civil.

Apesar da pandemia do Coronavírus, Leandro revela que, graças ao auxílio de entidades públicas, como a Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o seu trabalho de monitoramento tem sofrido poucas alterações. "Mesmo com o regime de home office, as atividades continuam sendo executadas porque os relatórios hídricos são constituídos em sua maior parte por dados de fontes como ANA e INEA, o que não prejudica de total forma a execução dos trabalhos", conta o universitário.

No entanto, determinadas regiões necessitam do auxílio de voluntários, moradores, em sua maioria pescadores, que vivem próximos aos rios e lagos que contam com réguas pluviométricas instaladas pelo Comitê. Estes dados precisos, devido a recomendação de isolamento social, têm dado lugar às estimativas.

"Os dados obtidos através de parcerias para leitura continuam sendo levantados em contato com os parceiros, via WhatsApp ou telefonema, porém temos alguns desfalques de informações que são lidas manualmente por parceiros que também se encontram em quarentena e por esse motivo não conseguem manter total efetividade. Sendo assim, é necessário se estimar esses dados quando não informados", encerra o estagiário.

Além da adequação das atividades, houve ainda o cancelamento das reuniões e eventos do Comitê até que a situação se normalize. Também está sob análise a prorrogação do prazo do Edital de Sistema de Esgotamento Sanitário que está com prazo de inscrição previsto para terminar em 20 de abril.

Outras Notícias

Mais Notícias »