Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Webinar para lançamento do Atlas da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana registra sucesso de público


Foto:


24-08-2020

É comum os eventos presenciais do Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI) registrarem sucesso de público. Em ambiente virtual, o webinar, realizado nesta quarta-feira, dia 19, não foi diferente. O seminário online foi marcado para oficializar o lançamento do Atlas da Bacia Hidrográfica do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Durante a transmissão, que ocorreu via Google Meet e, simultâneamente via Youtube no canal do Comitê, somaram-se quase 70 pessoas.

O evento estava marcado para às 15h, mas cerca de quinze minutos antes já havia convidados aguardando pelo início. A primeira parte do Webinar contou com as apresentações de três convidados. Primeiramente, o Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Sérgio Ayrimoraes, iniciou falando sobre a Gestão da Informação sobre Recursos Hídricos no Brasil. Ele destacou inclusive o novo portal do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), falou da importância da utilização de diferentes instrumentos de gestão e relacionou o tema à iniciativa de produção do Atlas. Logo em seguida foi a vez do diretor-presidente da Agevap, André Marques, que ressaltou que o Atlas é fruto de um trabalho em equipe, com custo mínimo financeiro e grande esforço do Comitê, e que poderá servir como fonte de informações principalmente na construção do Plano de Bacia da região. Depois foi a vez da Laís Costa, que é chefe d Serviço de Serviço de Gestão Ecossistêmica do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e falou da importância de dados geoespaciais para a gestão de recursos hídricos.

A segunda parte do Webinar foi reservada para os diretores do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. O diretor-presidente do CBH-BPSI, João Gomes de Siqueira (UENF), destacou trechos importantes do Atlas e explicou a divisão dos capítulos. O diretor administrativo, Vicente Oliveira (IFF), esclareceu as diferentes possibilidades de uso do seu conteúdo, seja em ambiente escolar, acadêmico ou para suporte a trabalhos técnicos. Já o diretor admnistrativo, Zenilson Coutinho (ASFLUCAN), homenageou as pessoas que lutaram pela criação do CBH-BPSI e destacou a importância de utilizar instrumentos de gestão para a melhoria da qualidade de vida na região e por isso "devemos valorizar a importância, a participação e a existência do Comitê”. O diretor secretário do CBH-BPSI, Carlos Ronald Macabu Áreas (Prefeitura Mun. Campos dos Goytacazes), destacou ainda a preocupação de que no processo de elaboração do Atlas, cada município fosse valorizado e se sentisse integrado e contemplado com as informações inseridas. O diretor administrativo, Fernando Costa, concluiu ressaltando o propósito do Atlas de “materializar e reunir dados e informações para buscar uma melhor compreensão do cenário em que vivemos".

O público que acompanhou, em sua maioria, permaneceu até o final do evento e alguns participaram dando depoimentos sobre o Atlas. A presidente do Comitê Piabanha, Rafaela Facchetti, fez questão de parabenizar o CBH-BPSI e toda a equipe envolvida na produção destacando que teve acesso ao Atlas no site e que o trabalho, segundo ela, ficou "brilhante e muito bonito". O presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), Matheus Cremonese, ressaltou que o Atlas é "mais um material e uma referência para todos os trabalhos nessa amplitude toda de bacias hidrográficas que no final se somam, pois cada afluente tem sua importância, sua especificidade".

Por fim, toda equipe deu seu depoimento, falou do trabalho dos estagiários, Leandro Freitas e Antônio Ivo, que atuam na Sala de Monitoramento do Comitê, com a elaboração de mapas, tabelas e gráficos inseridos no Atlas e contaram sobre o desafio de apresentar um trabalho que tivesse informações de qualidade e credibilidade.

O Webinar ficou registrado no canal do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana no Youtube. O Comitê disponibiliza, portanto, o Atlas da Bacia Hidrográfica da região em sua versão online que pode ser acessada gratuitamente no site www.cbhbaixoparaiba.org.br . O próximo passo é lançar sua versão impressa, prevista para acontecer até o fim deste ano.

Outras Notícias

Mais Notícias »