Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitê e prefeitura de São João da Barra buscam solução para desabastecimento de água


Foto:


12/08/2021

O abastecimento urbano de água do município de São João da Barra e toda área em seu entorno, afetado pela queda de vazão do Rio Paraíba do Sul, é uma das principais preocupações do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI). Por isso, no último dia 4, o Diretor Secretário do Comitê, João Gomes de Siqueira, acompanhado do especialista em recursos hídricos da Agevap, Ednaldo Oliveira e da Diretora da Agevap, Fernanda Scudino, reuniram-se com a Secretaria do Meio Ambiente de São João da Barra e representantes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) para avaliar e discutir o problema.

No encontro, partindo do princípio da gestão participativa dos recursos hídricos, os representantes do CBH-BPSI, da AGEVAP e do município analisaram os dados referentes às interrupções de captação, o problema da intrusão salina na região e estudaram alternativas com o objetivo de amenizar o problema. O fenômeno chamado intrusão salina é o principal causador das constantes interrupções no fornecimento d´água. Sempre que há redução da vazão no Rio Paraíba do Sul a água captada pela Cedae fica salinizada pela entrada da água do mar. Na ocasião foi realizada ainda uma visita à instalação da CEDAE na sede do município onde ocorre a captação de água do Rio Paraíba do Sul.

O município apresentou o interesse em captar recursos junto ao CBH-BPSI e ao Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) para a construção de um poço que permitirá a captação de água subterrânea a fim de suprir a necessidade de água do município nos períodos em que a captação superficial se encontrar prejudicada. Com isso, as instituições envolvidas buscarão implementar medidas com o objetivo de garantir um melhor abastecimento à população de São João da Barra.

Outras Notícias

Mais Notícias »