Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Palestrantes e temas do Encontro anual de Comitês de Bacias do Estado são anunciados


Foto:


19/11/2021

Com o tema "Segurança Hídrica, Usos Múltiplos e Desenvolvimento Regional", o Fórum Fluminense (FFCHB) já tem tudo preparado para realizar seu nono Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro, o ECOB. Devido a continuidade da pandemia, o evento será pela segunda vez online e será transmitido ao vivo pelo YouTube no canal do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, das 19h às 21h30min, nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro.

Nesta edição, o ECOB terá como palestrantes convidados no primeiro dia: Moema Versiani Acselrad (INEA, RJ), para tratar sobre o modelo de gestão de cobrança no Rio de Janeiro; Marília Melo (SEMAD), que vai discorrer sobre o modelo de gestão de cobrança de Minas Gerais; professor Wilson Cabral Júnior, com o tema "Segurança hídrica e usos múltiplos da água: integração para a resiliência", além do doutor em economia, Ronaldo Seroa da Motta (UCL), trazendo o tema "A cobrança como instrumento de gestão no Brasil".

No segundo dia, o assunto abordado será "A água como fio condutor do desenvolvimento regional: pensando a segurança hídrica à luz da agenda 2030", e haverá quatro palestrantes: Mauro Pereira, diretor executivo da ONG sócio ambiental Defensores do Planeta; professora Yvonilde Medeiros (Escola Politécnica/UFBA); Maria Inês Paes Ferreira, representante titular do Instituto Federal Fluminense na Plenária do Comitê de Bacia dos Rios Macaé e das Ostras e Fernando Moretti, coordenador de LCIF do Lions Clube Cibernético CLEO Erceu Firmino P. Neto.

Já o terceiro e último dia de ECOB, terá a apresentação de cada representante dos comitês sobre seus respectivos projetos em segurança hídrica à luz da Agenda 2030.

As inscrições para o ECOB serão realizadas durante os três dias do evento por meio de um link que estará na descrição e nas mensagens do chat. A partir dessa inscrição é gerado o certificado de participação.  Para ter acesso ao ECOB nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, basta acessar o canal do Fórum Fluminense de Comitês Bacias Hidrográficas no YouTube a partir das 19h pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCW-LpOyDbLgAkMcd1pQxT-g/featured.

Sobre o ECOB
Realizado anualmente pelo Fórum Fluminense, que reúne representantes de nove comitês de bacias e abrange os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, o Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOB) oferece palestras, workshops e minicursos que contam com a participação de aproximadamente 300 pessoas a cada ano. Seu formato em 2021 continua no ambiente virtual, trazendo palestrantes conceituados e respeitados no setor de recursos hídricos e de meio ambiente para levantar discussões e trazer informações ricas acerca do tema. Ademais, o seu formato webinar permite a realização de uma interação por meio de perguntas do público via chat.

Sobre o Fórum Fluminense
O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas é uma instância colegiada formada pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro legalmente instituídos. São eles: o Comitê de Bacia Baía da Ilha Grande, o Comitê Guandu, o Comitê Médio Paraíba do Sul, o Comitê Piabanha, o Comitê Baía de Guanabara, o Comitê Lagos São João, o Comitê Rio Dois Rios, o Comitê Macaé e das Ostras e o Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

Criado com a missão de articular a implementação e promover a integração e a gestão das águas nestes Comitês, o Fórum Fluminense visa o fortalecimento dos mesmos como entes do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – SEGRHI. O Fórum também tem a responsabilidade da organização do Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas e se fortaleceu a ponto da sua coordenação participar da organização do Encontro Nacional de Comitês de Bacia.

Outras Notícias

Mais Notícias »