Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitês de Bacias Hidrográficas lançam projeto de Expedição Ambiental para recuperação e conservação de nascentes


Foto:


15/02/2022

O ano de 2022 já começa com uma iniciativa especial e integrada dos Comitês de Bacias Hidrográficas em prol da conservação e recuperação dos mananciais. No final de 2021, foi lançada a primeira edição dos PRISMAS nas localidades contempladas pelo Programa Mananciais do Ceivap, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Os PRISMAS são os Projetos Participativos de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo. As discussões sobre os trabalhos se estenderam para uma reunião realizada em 8 de novembro do ano passado chamada “Diálogo com os CBHs”, que culminou na organização da "Expedição Nascentes do Paraíba: da Foz à Nascente do Rio Paraíba do Sul".

Na ocasião do "Diálogo com os CBHs", o Coordenador do "Movimento Nascentes do Paraíba", professor Lázaro Tadeu Ferreira da Silva, apresentou a proposta de mobilização dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), em parceria com o Movimento Nascentes do Paraíba, através da realização de uma expedição partindo da foz do Rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, até sua nascente originária, em Areias.

A expedição visa a conscientização da necessidade do enfrentamento da crise hídrica através da recuperação e preservação das nascentes, áreas de recarga e cabeceiras, priorizando exemplarmente a cabeceira e a nascente do rio Paraíba do Sul, além das cabeceiras das bacias hidrográficas afluentes onde estão sendo desenvolvidos os PRISMAS do Programa Mananciais do CEIVAP.

A primeira etapa da Expedição consiste na realização de diálogos com os Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul. Nesta etapa serão apresentados por cada comitê temas comuns, ao longo do mês de março, nos eventos da Expedição. Entre os temas em destaque estão: Produção de Água pró Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável pelo CBHs; Projetos criados ou aprovados nos próprios comitês; Programa Mananciais/PRISMA - CEIVAP/AGEVAP; e Participação do Zé do Paraíba - Apresentação da proposta Nascentes do Paraíba.

A programação da Expedição, fechada até o momento para o mês de março, começa nos dias 7 e 8 com o CBH Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana e o CBH dos Afluentes Mineiros do Rio Pomba e Muriaé (COMPÉ); dia 10 com o CBH Piabanha, CBH Rio Dois Rios e o CBH Preto Paraibuna; dias 15 e 16 com o CBH Médio Paraíba do Sul; dia 17 com o CBH Guandu; dia 18 com o CEIVAP; e dias 22 e 23 com o CBH Paraíba do Sul.

Na segunda etapa os diálogos acontecerão com os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraitinga e Paraibuna. Entre os temas a serem discutidos estão: Produção de Água pró Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável; Organização da "Rota Turística Caminho das Águas Nascentes do Paraíba"; Educação Ambiental e Recursos Hídricos; e Turismo Pedagógico Ambiental e Rural.

Já a terceira etapa envolve a realização de uma Conferência para a exposição dos trabalhos dos CBHs, propostos na Expedição Ambiental Nascentes do Paraíba de 2022, e encaminhamento das propostas para 2023. O tema central desta etapa é "Produção de Água pró Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável".

De acordo com o cronograma inicial da Expedição Nascentes do Paraíba, a primeira etapa das atividades terá início em março, a segunda etapa acontecerá entre abril e junho e a última etapa será em setembro. Os detalhes da programação serão amplamente divulgados nos próximos dias nas mídias digitais da Expedição Nascentes do Paraíba, com apoio dos Comitês de Bacias e instituições parceiras.

Outras Notícias

Mais Notícias »