Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Alunos do Ensino Médio visitam Sala de Monitoramento


Foto:


29-06-22

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Externato Azevedo Pinto, de Campos dos Goytacazes, visitaram na última quarta-feira (22) a Sala de Monitoramento do Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI). Os alunos estavam acompanhados pelo professor de Geografia, Jhones Lima, e pela professora de Biologia, Thayná Nogueira. A visita foi guiada pelo especialista em recursos hídricos do Comitê, Antônio Ednaldo Oliveira.

Na ocasião, o especialista do Comitê apresentou o funcionamento da gestão de recursos hídricos, com destaque para a função do Comitê de Bacia. Tendo em vista ser uma turma de Ensino Médio, foram tratados temas ligados aos recursos hídricos relacionados às disciplinas de Biologia, Química, Informática e Matemática. Foram abordados ainda assuntos relacionados ao ciclo hidrológico, parâmetros químicos, físicos e biológicos da qualidade da água, vazão, geoprocessamento, dentre outros alinhados a atuação da Sala de Monitoramento. Na visita, os professores foram presenteados com exemplares do Atlas do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

A Sala de Monitoramento é o principal projeto do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Trata-se de um Centro de Monitoramento e Gestão para tomadas de decisões do Comitê. Esse projeto envolve ações como o monitoramento da qualidade e quantidade de água em vários corpos hídricos da Região Hidrográfica IX, definição de áreas de sub-bacias, estruturação de banco de dados, levantamento de informações para subsidiar notas técnicas, entre outras.

Todos podem ter acesso aos trabalhos da Sala de Monitoramento acompanhando as redes sociais do Comitê BPSI ou acessando o site
https://www.cbhbaixoparaiba.org.br/salademonitoramento.cbhbaixoparaiba.org.br

Outras Notícias

Mais Notícias »