Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Diretores do CBH-BPSI marcam presença no X ECOB


Foto:


O Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana marcou presença no X Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB-RJ). Entre os representantes estavam os membros da diretoria, Zenilson Coutinho, José Armando, João Gomes e Luiza Sallles, e a representante do município de São João da Barra no Comitê, Marcela Nogueira Toledo. Sediado no município de Vassouras, o evento aconteceu do dia 30 de novembro ao dia 03 de dezembro de 2022 nos formatos presencial e online.

O ECOB-RJ 2022 teve como tema "RIOS EM NOSSAS VIDAS: O DESAFIO DE REGULAR - A mobilização, comunicação e educação para regulação das águas", e foi sucesso de público tanto presencial como remotamente. Promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, o evento teve como um dos pontos altos a entrega de homenagens a pessoas que contribuíram para a gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro, a aprovação de 51 trabalhos científicos que passaram por avaliação técnica, Rodas de Diálogos e Minicursos. Toda a programação foi permeada por discussões sobre temas importantes no contexto da gestão das águas, colocando propostas e desafios para os nove comitês envolvidos no evento.

Realizado anualmente pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, o evento reúne os nove comitês fluminenses para debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas e planos de ação em andamento e trocar experiências sobre recursos hídricos.

O final do ECOB foi marcado pela troca de gestão do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas. Por meio de eleição, venceu a chapa única formada pelos Comitês Baía de Guanabara e Comitê Piabanha. Portanto, a coordenação-geral fica por conta da diretora-presidente do Comitê Baía de Guanabara, Adriana Bocaiúva, e a presidente do Comitê Piabanha, Erika Cortines, assume como coordenadora-ajunta. A definição da nova gestão aconteceu durante a Assembleia Geral do Fórum Fluminense, que ocorreu ao final do evento.

A Assembleia também deliberou que agora o ECOB acontecerá a cada dois anos. Com isso, em 2023 está prevista a realização do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, o ENCOB, em Natal/RN, e o próximo ECOB está previsto para 2024 em local a ser definido.

Outras Notícias

Mais Notícias »