Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Simpósio abre inscrições para oficinas, minicursos e visitas técnicas


Foto:


O IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul está com inscrições abertas para os minicursos, oficinas e visitas técnicas. O procedimento deve ser feito pelo site https://www.abrhidro.org.br/ivsrhps/. Para aqueles que já estão inscritos, basta acessar o site com o login e senha já cadastrados e efetuar as inscrições nestas atividades. É permitido se inscrever em apenas uma atividade por dia, tanto em relação aos minicursos e oficinas como em relação às visitas técnicas. No dia 11, haverá no Simpósio a oficina - "Enquadramento dos corpos dágua e a superação dos desafios de implementação", com Daniel Izoton (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA), Ingrid Delgado (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - AGEVAP) e Allan Mota (Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM); a oficina - "Planos de Recursos Hídricos - Elaboração, Monitoramento e Implementação", com Marcio Araújo (ANA), Edilson de Paula Andrade (Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAAE) e Luiz Constantino Junior (Instituto Estadual do Ambiente - INEA); o minicurso - "Mobilização e capacitação de municípios e entes do Singreh na gestão de recursos hídricos" - com Renata Maranhão e Vivyanne Graça Mello de Oliveira (ANA); e a oficina - "Cobrança e sustentabilidade do sistema" - com Adriana Bocaiúva e Cauê (INEA).

No dia 12, haverá a oficina - "Risco e Mudanças Climáticas nos Recursos Hídricos", com Saulo Aires (ANA); o minicurso – “A importância da obtenção e confiabilidade de dados hidrológicos na gestão de recursos hídricos no Norte Fluminense”, com Maurício Mussi (Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ); o minicurso "Uso de modelos e dados da NASA no monitoramento hidrológico", com Augusto Getirana (National Aeronautics and Space Administration - NASA) ; a oficina - "Os rios da terra", com Henrique Lobo (Instituto Terra e CBH-Rio Doce).

Já o terceiro e último dia do evento será dedicado às visitas técnicas, que começarão às 9h com número limitado de vagas. São elas: Reserva Caruara - RPPN do Porto do Açu (São João da Barra/RJ); Foz do Rio Paraíba do Sul (Atafona – São João da Barra/RJ); Sistema de Canais da Baixada Campista; Estação de Tratamento de Água – Coroa (Campos dos Goytacazes/RJ); Centro de Educação Ambiental (Campos dos Goytacazes/RJ).

Vale ressaltar que as inscrições para o Simpósio continuam abertas pelo link: https://www.abrhidro.org.br/ivsrhps/inscricao. Contatos para dúvidas e informações: secretaria@cbhbaixoparaiba.org.br (e-mail) e (24) 98855-0929 (celular e whatsapp).

Sobre o evento:
O IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2023 em Campos dos Goytacazes - RJ, no campus Centro do Instituto Federal Fluminense. Esta edição traz o tema "Plano de Bacia e Segurança Hídrica".

Além de promover importantes debates com especialistas e profissionais ligados à gestão de recursos hídricos, o evento abrirá espaço para alunos e professores pesquisadores apresentarem seus trabalhos acadêmicos relacionados ao tema.

Este evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências entre seus participantes: pesquisadores, alunos, profissionais relacionados à gestão dos recursos hídricos, tomadores de decisão e o público em geral. O encontro visa ainda colaborar para consolidar parcerias e atividades nos setores de gestão das águas e de meio ambiente, inclusive para o aprimoramento de estudos e melhoria de resultados.

Outras Notícias

Mais Notícias »