Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitê BPSI vai a Brasília buscar solução para a erosão costeira em São João da Barra


Foto:


O diretor secretário do Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI), João Gomes de Siqueira, participou de uma reunião no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em Brasília, no último dia 17. O diretor integrou uma comitiva formada pelo município de São João na Barra-RJ (membro do Comitê), que esteve representado pela prefeita, Carla Caputi, pela secretária de meio ambiente e serviços públicos, Marcela Toledo, e pelos nove vereadores da cidade. Participaram ainda o secretário de habitação do estado do Rio de Janeiro, Bruno Dauaire, com representantes da Defesa Civil e com o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e geógrafo marinho, Eduardo Bulhões.

Na reunião articulada pelo deputado federal, Murillo Gouvêa (União Brasil), os presentes discutiram com o ministro da pasta, Waldez Góes (PDT), os problemas causados no município de São João da Barra pela erosão costeira, que afeta sobretudo as praias de Atafona e do Açu. No encontro, foi concluído que há a necessidade de contratação de um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental. O deputado federal, Murillo Gouvêa, se comprometeu a disponibilizar, por meio de emenda parlamentar, o valor necessário para o estudo.

O CBH-BPSI, através da equipe técnica da Sala de Monitoramento em parceria com a Defesa Civil, vem realizando uma série de estudos e análises em relação ao tema da reunião.

Os estudos realizados mostram, dentre outros fatos, que a perda de vazão do Rio Paraíba do Sul impacta diretamente na questão da erosão, em São João da Barra.

Outras Notícias

Mais Notícias »