Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Ocorrência de cheias e estiagens é tema de entrevista concedida à Tv Record Interior RJ


Foto:


A Sala de Monitoramento do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI) recebeu na última quinta-feira, dia 01, a equipe da TV Record Interior para uma entrevista. O principal assunto foi o comportamento do rio Paraíba do Sul em janeiro de 2024, que ficou com vazões abaixo do padrão observado no período, após dois anos consecutivos de cheias em Campos dos Goytacazes e região (2022 e 2023).

De acordo com o especialista em recursos hídricos do CBH-BPSI/AGEVAP, Antonio Ednaldo Oliveira, foi apresentada a série histórica do banco de dados da sala de monitoramento e esclarecido que o comportamento do rio em Campos é fruto da integração das águas da calha principal e dos afluentes. "Mostramos o comportamento das vazões no período de cheias, com destaque para a contribuição significativa dos afluentes mineiros (rios Pomba, Muriaé e Paraibuna), no final do ano de 2023, observamos volume de precipitação anual abaixo do esperado na região, esse déficit hídrico, influenciou o comportamento das vazões observadas em janeiro", explicou o especialista.

Além desse aspecto, foi pontuado que apesar da não ocorrência de cheias em janeiro de 2024, a Região Hidrográfica IX, área de abrangência do CBH-BPSI, tem passado por sérios problemas de segurança hídrica, devido a convivência com eventos climáticos extremos. "Apesar do período de cheias ganhar destaque no noticiário, o alerta durante a reportagem foi para o aumento do período de estiagem e a concentração de chuvas em poucos meses do ano", explicou o especialista.

A entrevista completa pode ser conferida no link https://www.youtube.com/watch?v=en0MvGy-Ccs .

Outras Notícias

Mais Notícias »