Português BR Deutsch English Espanhol
IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Durante os dias 11, 12 e 13 de abril de 2023 aconteceu no campus Centro do Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes-RJ, o IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul, que trouxe como tema: "Plano de Bacia e Segurança Hídrica".

O primeiro dia foi marcado pela abertura oficial do evento, a Mesa 01 que trazia palestrantes para discutir o “Plano de Bacia e a superação dos Desafios de Implementação”. O mediador foi o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Márcio de Araújo Silva e os palestrantes foram: o professor Fernando Meirelles; o representante do Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH PCJ), André Navarro; o professor Eduardo Lanna; e a representantes do CEIVAP, Marina Assis, que se apresentou junto à representante dos Comitês Afluentes Fluminenses, Raissa Guedes. Houve ainda apresentações de trabalhos orais que contaram com temas importantes e proporcionaram relevantes debates.

O segundo dia do Simpósio começou com a formação da Mesa 02, com palestras que trataram sobre “Segurança Hídrica: incertezas e sustentabilidade para a governança das águas”, mediada por Eduardo Rodrigues (IGAM) e que contou com os palestrantes: Franciele Zanandrea (Universidade Federal Fluminense), Carlos Eduardo Tucci (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Fernanda Spitz (Instituto Estadual do Ambiente - INEA) e com representantes da Defesa Civil Estadual e da equipe da Sala de Monitoramento do CBH-BPSI. Ocorreram ainda neste dia as apresentações de trabalhos sob formato de pôster (banner) e além dos avaliadores e dos participantes do evento, os alunos do Instituto Federal Fluminense - Campos (campus Centro), também puderam conferir os trabalhos expostos.

Vale destacar que esta edição do Simpósio contou com 76 trabalhos acadêmicos submetidos e aceitos pela Comissão Científica do evento, destes, 35 foram na modalidade de apresentação em formato de banner e 41 foram na modalidade de apresentação oral.

Durante o evento os participantes do Simpósio também passaram pelos stands que trouxeram várias informações e atrações aos presentes. O Stand do Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI) em conjunto com o CEIVAP recebeu palestrantes, autoridades e os participantes do IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Os diretores do CBH-BPSI, Zenilson Coutinho, José Armando, João Gomes, Luiza Salles e Maurício Zanon estiveram no Stand recepcionando as pessoas e compartilhando as ações que o Comitê vem realizando na Região Hidrográfica IX.

A cerimônia de encerramento e premiação dos melhores trabalhos do IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul aconteceu no dia 12 de abril, no auditório Cristina Bastos do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, local sede do evento. Ao todo, foram premiados 06 trabalhos, sendo 03 na categoria de graduação e na de pós-graduação. O momento solene foi conduzido pelo presidente do Banco Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva. O Sicoob Fluminense apoiou o evento e presenteou os vencedores com um Kindle. Os diretores do Comitê, Zenilson Coutinho, João Gomes e Luiza Salles, e o presidente da Comissão Científica do Simpósio, Celso Bandeira de Melo Ribeiro, também participaram das homenagens aos melhores trabalhos.

O Coquetel de Encerramento do IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul ocorreu na noite do dia 12 de abril. Os participantes se encontraram na Cervejaria Barril Cheio, em Campos dos Goytacazes-RJ.

O IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul foi sucesso absoluto e chegou ao fim no dia 13 de abril com visitas técnicas que aconteceram em: Reserva Caruara - RPPN do Porto do Açu (São João da Barra/RJ); Foz do Rio Paraíba do Sul (Atafona – São João da Barra/RJ); Sistema de Canais da Baixada Campista; Estação de Tratamento de Água – Coroa (Campos dos Goytacazes/RJ); Centro de Educação Ambiental (Campos dos Goytacazes/RJ).

Links e Arquivos: